Como uma videira fina e frágil feita de tecido altamente sensível e um bilhão de neurônios, sua medula espinhal é como uma extensão viva de seu cérebro correndo através de sua coluna vertebral. É também uma das partes mais importantes do corpo humano.
Não serve menos de uma função do que ligar o cérebro ao corpo e enviar todos os sinais nervosos vitais que lhe permitem fazer tudo, desde pegar numa caneta até atravessar uma sala. Aqui estão 15 fatos nervosos sobre esta incrível parte do corpo.
A sua medula espinhal faz parte do sistema nervoso central.
O cérebro e a medula espinhal formam o sistema nervoso central. O cérebro está encarregado dos pensamentos, das interpretações do ambiente externo através dos nossos sentidos e dos nossos movimentos físicos.
A medula espinhal é a principal fonte de comunicação entre o corpo e o cérebro. É por isso que as lesões da medula espinhal perturbam a informação entre o cérebro e outras partes do corpo.
É como a internet dos sinais nervosos.
A medula espinhal não é uma medula unificada, na verdade, mas um feixe de nervos enviando e recebendo uma grande quantidade de sinais de todo o corpo. Começa na base do teu cérebro, corre pela espinha dorsal, e termina entre a tua primeira e segunda vértebras lombares, no fundo.
Não só a medula espinhal agir como a rota para todos os sinais nervosos viajam entre o cérebro e o corpo, mas muitos receptores para a dor e outros estímulos comunicar-se com a medula espinhal através dos nervos periféricos.
Estes pequenos nervos fibrosos estão por todo o corpo e enviam comunicação constante de todo o corpo para o cérebro. A medula espinhal é um centro central de sinais nervosos.
Funciona independentemente do cérebro
A medula espinhal não recebe todos os comandos do cérebro. É capaz de enviar sinais diretamente para os músculos quando necessário.
Deixa de crescer quando fazes cinco anos.
A medula espinhal sofre um grande crescimento em seus primeiros quatro a cinco anos, até cerca de 16 ou 20 polegadas de comprimento, mas a partir de então, está feito.
O teu corpo continua a crescer à volta da coluna vertebral, que fica exatamente como quando atingiste os cinco anos.
A sua medula espinhal tem memória para dores.
Quando você experimenta um exemplo de grande dor—você stub seu dedo do pé incrivelmente duro, por exemplo, ou até mesmo quebrá—lo-os neurônios em sua medula espinhal irá carregar sinais mais facilmente para os nervos em seu dedo do pé ferido por vários dias, fazendo o dedo do pé se sentir mais sensível.
Este é o resultado de uma molécula que se pensa ser o precursor da memória, conhecida como PKMzeta. Sua medula espinhal é especialmente sensível a esta molécula e” registra ” casos de dor como resultado.
Danos na medula espinhal podem causar paralisia.
Quando a medula espinhal é cortada em qualquer ponto devido a lesão, uma série de formas resultantes de paralisia pode ocorrer.
- Completo: quando quase toda a sensação sensorial e capacidade de controlar o movimento são perdidos abaixo da lesão da medula espinhal.
- Incompleto: quando você ainda tem alguma função motora ou sensorial abaixo da lesão.
Outros termos usados são: Quadriplegia ou tetraplegia, o que significa que seus braços, mãos, tronco, pernas e órgãos pélvicos são todos afetados por sua lesão na medula espinhal; e paraplegia, o que significa paralisia se estende a toda ou parte do tronco, pernas e órgãos pélvicos.