Surpreendentes benefícios do vinho para a saúde

Abres a rolha depois de um dia de morte no escritório, e o vinho delicioso flui em gotas suaves para o teu copo brilhante. Depois esta voz sussurra-te ao ouvido. “Devo beber vinho?”Você tenta fazer escolhas de comida saudável e ir para o ginásio e yoga algumas vezes por semana. Estás a negar os teus esforços com alguns goles? Você sabe que excesso de indulgência é um Não-Não saúde, mas que tal um copo de vinho algumas vezes por semana?

A menos que tenha vivido debaixo de uma pedra, já ouviu falar dos benefícios saudáveis do vinho tinto. Mas essa não é a sua grande preocupação; você já exercita e come muito bem.

Preparem-se para ficar espantados. Mais do que apenas ser saudável para o coração, o vinho tem uma série de benefícios surpreendentes para a saúde, muitos dos quais provêm do resveratrol. Algumas plantas fazem resveratrol para combater bactérias e fungos, ou para suportar uma seca ou falta de nutrientes. Uvas vermelhas e roxas, mirtilos, airelas, amoras, amendoins e pistácios são fontes. Resveratrol pode ser o ingrediente maravilha responsável por muitos dos benefícios do vinho. Isolar o resveratrol não produz os mesmos poderes, indicando que uma constelação de forças atua em conjunto para proteger o corpo. A maioria dos estudos focam nos benefícios do vinho tinto porque as uvas brancas não contêm resveratrol.

Preparem-se para ficar espantados e aliviados. Estás prestes a aprender que o teu ritual de como beber vinho pode ser um poderoso elixir de saúde. Confira os seguintes catorze benefícios do vinho que vão muito além da saúde do coração.

Viver

Isso mesmo. Na Ilha de Ikarios, uma Zona Azul recentemente descoberta, as pessoas vivem mais tempo do que em qualquer outro lugar do mundo. O consumo diário de vinho faz parte de um padrão alimentar que incentiva a vida longa através da ingestão de menos alimentos à base de animais e da ingestão de mais alimentos à base de plantas. Vão encontrar os residentes de Creta e Sardenha a beber vinho tinto escuro, uma parte do seu estilo de vida anti-envelhecimento. Um estudo de 2007 sugere que as procianidinas, compostos encontrados em taninos de vinho tinto, ajudam a promover a saúde cardiovascular. Os vinhos produzidos em regiões do sudoeste da França e da Sardenha, onde as pessoas tendem a viver mais tempo, têm concentrações particularmente elevadas do composto.

Pesquisadores da Harvard Medical School descobriram evidências de que o resveratrol ativa diretamente uma proteína que promove a saúde e longevidade em modelos animais. O Resveratrol aumenta a atividade das sirtuinas (vias de longevidade), um grupo de genes que protege o corpo de doenças do envelhecimento.

Ficar mais esperto

O Resveratrol pode ajudar a melhorar a memória a curto prazo. Após apenas 30 minutos de testes, pesquisadores descobriram que os participantes que tomaram o resveratrol tiveram um aumento significativo na retenção de palavras e mostraram um desempenho mais rápido na parte do cérebro associada com a formação de novas memórias, aprendizagem e emoções.

Banir breakouts com vinho

O Resveratrol é capaz de inibir o crescimento de bactérias causadoras de acne por mais tempo do que o peróxido de benzoílo. E funciona ainda melhor quando combinado com peróxido de benzoílo. Até agora, beber o antioxidante é a melhor maneira de se beneficiar de suas propriedades. Aplicação tópica em cremes não foi provado como eficaz – por isso inibe seus antioxidantes em vinho, frutas e legumes, em vez de comprar cremes caros.

O vinho pode vencer as viagens ao ginásio

Preferes beber vinho ou ser escravo no ginásio? Cientistas da Universidade de Alberta, no Canadá, descobriram que o resveratrol melhora a função cardíaca, cerebral e óssea, da mesma forma que estas partes são melhoradas quando você vai para o ginásio. Agora imagine os benefícios de fazer as duas coisas!