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Como Atrair um Exército de Fãs Engajados para a sua Fanpage (sem pagar NADA para o Facebook)

By | 2018-08-13T23:55:15+00:00 27 / dezembro / 2017|Facebook, Marketing Digital|0 Comments

“Leo, tô fazendo tudo certo…mas tá difícil aumentar o número de Fãs da minha página! Vi que a sua tá bombando…O que vc tem feito de diferente aí?”

Você pode até achar que essa “fala” acima seja somente pra ilustrar o que vou te mostrar neste post. Mas, na verdade, esse questionamento (com suas devidas variações) chega em meu inbox do Facebook constantemente.

Geralmente, são essas dúvidas e questionamentos que eu recebo:

  • Como fazer uma Página no Facebook crescer rapidamente;
  • Como fazer a Página do Facebook ter muitas curtidas;
  • Como divulgar a Página do Facebook Grátis.

Veja alguns exemplos nos prints abaixo…

Por um lado, confesso que fico até feliz em ser procurado por várias pessoas, por conta dos resultados que tenho alcançado em minha fanpage Incrível Natureza.

E até entendo, pois não tem como ignorar uma página que saiu do absoluto ZERO, em maio de 2017, e neste exato momento em que escrevo ultrapassa a marca dos 193 Mil Fãs (e mais de 200 Mil Seguidores), em menos de 7 meses de vida.

Além de atingir alcances milionários, que já bateram picos com mais de 13, 14 e 17 milhões de pessoas alcançadas por semana, tudo isso de maneira orgânica.

Mas, por outro lado, me dá uma certa angústia por não conseguir dar aquela atenção especial que gostaria a todas essas pessoas.

Isso porque, além de serem empreendedores em Marketing Digital como eu, são amigos que fiz ao longo dessa caminhada na F15D (se não sabe o que significa esse trem, relaxa que te explico um pouco melhor no final deste artigo).

E foi justamente esse fato que me motivou a preparar esse material completo para você.

Então bora para O MOTIVO que te trouxe até aqui?

Que é: Como eu faço para Atrair um Exército de Fãs Engajados para a minha Fanpage (sem pagar NADA para o Facebook). E você também pode começar a aplicar isso na sua Página, ainda HOJE!

#01. Meu Nicho, Minha Vida!

O primeiro passo começa antes mesmo de sua página existir! Pode até parecer um detalhe bobo para algumas pessoas, mas a escolha do Nicho no qual você irá atuar faz TODA a diferença. Principalmente à médio / longo prazo. E eu vou te explicar o porque.

Imagine que você escolha um nicho (natureza, roça, tecnologia, humor, relacionamento, saúde, música, etc), para atuar com a sua Fanpage, só porque ouviu algumas pessoas falando:

Ah, ouvi dizer que Fanpages do nicho X dão mais resultado…” “Olha, eu criei uma Fanpage nesse nicho Y e num tive muito sucesso não, viu…

E após ouvir algumas opiniões desse tipo, você cria uma Fanpage só pensando nos “resultados”, em um nicho no qual você não tenha afinidade alguma com o assunto e / ou conteúdo que é compartilhado no Facebook (ou em outras redes sociais).

Além disso, falta “tesão” na hora de pesquisar e escolher os conteúdos que você precisará publicar em sua página. E quando publica, você não trabalha bem a descrição dos posts, não usa adequadamente as tags dos vídeos (já vou aprofundar mais sobre isso) e por aí vai. Sabe quando você faz algo somente por obrigação?

Então, você acha que esse “casamento” vai durar muito tempo?

Mas eu gosto de um tanto de coisa! Como vou escolher UM assunto / nicho pra falar em minha página?

Minha sugestão é que você encontre um equilíbrio entre algo que você terá certa facilidade e afinidade na hora de pesquisar e produzir conteúdo e tenha, também, um grande volume de pessoas interessadas.

Ótimos Nichos para trabalhar no Facebook

Veja abaixo uma lista de grandes nichos que, além de despertarem interesse em um enorme volume de pessoas, também possuem uma boa quantidade de conteúdo pela internet, para que você utilize em sua Fanpage:

  • Natureza;
  • Roça;
  • Receitas e Gastronomia;
  • Saúde e bem-estar;
  • Viagens;
  • Pet e Animais;
  • Relacionamento.

E se preferir, você pode ainda focar em algo mais específico dentro desses nichos. Por exemplo: no nicho de Pet e Animais, se você tiver mais afinidade com gatos ou cachorros, pode criar uma fanpage voltada para esse assunto. Como fez o Thales, um de nossos parceiros do Grupo F15D, que criou a página Meu Cachorro é o Bicho.

Outro exemplo, agora no nicho de Natureza, seria criar uma página mais focada em falar de pássaros, como é o caso da Canta Sabiá, também parte de nosso grupo.

Poderia citar vários outros exemplos, mas gostaria de mostrar estes outros nichos que também podem ser trabalhados tranquilamente no Facebook, caso você tenha mais afinidade e interesse, como:

  • Tecnologia e Jogos;
  • Família;
  • Educação e Estudos;
  • Música;
  • Humor;
  • Futebol…

Deu pra ver que variedade de nichos / assuntos não é problema, né? Agora, basta seguir essas dicas que te dei no passo #01 que não tem erro!

#02. Prazer, Qual Seu Nome?

Uma dica importante aqui, logo de cara, é: tenha bom senso no tamanho do nome. Digo isso, pois já vi algumas pessoas querendo transmitir toda a ideia da página, diretamente no nome.

Imagine uma Fanpage chamada: “Vídeos, Gifs e Fotos de Bichinhos FOFOS que tanto Amo nesse Planeta, e que Você também vai Amar”. Ufa! Até cansou, né?

Tem um espaço próprio pra isso, que é o campo “Sobre” das Fanpages. Lá você pode (e deve) inserir um breve texto informando ao público, e ao Facebook, do que se trata a sua página.

Nomes de sucesso (de marcas, celebridades, fanpages…) possuem, via de regra, palavras marcantes e geralmente são curtos, compostos de 1 a 3 termos.

Então como eu faço para criar um bom nome para a minha Fanpage?

Uma fórmula simples e bem interessante para criar nomes diretos e chamativos é a seguinte: [Assunto / Nicho + Adjetivo / Abordagem], podendo também inverter a ordem.

Veja alguns bons, e reais, exemplos aqui:

Outra forma bem legal, e também muito utilizada, é criar nomes que sugerem Ação e Desejo. Para ficar bem claro, veja os exemplos abaixo:

Poderia dar mais exemplos ou citar outras técnicas para a criação de nomes criativos, marcantes e sugestivos… mas, creio que com essas dicas você já consiga ter um rumo mais preciso ao exercitar a sua criatividade na hora de criar o nome de sua Fanpage.

Ideia na mente é vendaval…

Algo muito importante no momento da criação do nome é você fazer um brainstorming. Nada mais é do que anotar num papel, ou bloco de notas, todas as ideias que “choverem” na sua mente durante esse processo criativo.

Isso é essencial pois, além de criar uma fanpage com o nome escolhido, certamente você também vai querer registrar um domínio igual (ou similar) para o seu site / blog. Certo?

Exemplo:

Nome da Fanpage: Incrível Natureza

Domínio do blog: www.incrivelnatureza.com.br

Então, vamos supor que das várias opções de possíveis nomes que você anotou, a sua preferida já tenha um domínio registrado ou marca em processo de registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Nesse caso, uma das opções mais sábias é você voltar ao seu bloco de notas e seguir adiante com outro nome.

Ou caso o nome não tenha nenhum impedimento no INPI, mas o domínio já esteja registrado, você pode tentar uma variação como: www.portalincrivelnatureza.com.br.

“Carrara Táxis ou Táxis Carrara?”

Quando iniciei a minha fanpage, dei a ela o nome de “Coisas da Natureza”. Porém, alguns dias depois, senti que não tinha feito uma boa escolha; não era chamativo e tampouco criativo.

Então refiz todo o processo criativo, junto com a pesquisa de domínios registrados e possíveis registros no INPI que pudessem gerar algum problema ou impedimento. E, finalmente, cheguei no tão esperado nome que você já conhece: Incrível Natureza! Ou seria melhor “Natureza Incrível”?

Pois é, passei por momentos de Agostinho Carrara, de “A Grande Família” (rsrss), quando ele não se decidia sobre qual o nome daria a sua empresa de táxis.

Porém, eu precisava me decidir logo. Então chamei alguns amigos, pelo inbox do Facebook e Whatsapp, e perguntei qual das duas opções eles achavam a mais interessante. E, após contabilizar os votos, você já sabe qual foi a opção escolhida.

Mas, um detalhe que foi decisivo veio da fala de minha prima Aline, professora de português, que reforçou o seu voto dizendo:

Sem dúvida alguma, prefiro Incrível Natureza. Pois quando você inicia com o termo que mais chama atenção (neste caso, ‘Incrível’) o nome fica, naturalmente, muito mais chamativo e interessante.

Quem sabe se minha prima bater um papo com o Agostinho, ele também se decide logo, hein!? hehee

#03. Conteúdo é REI!

Sim, eu sei que essa frase já está tão “batida” que, provavelmente, você já a tenha visto ou escutado por aí (algumas vezes).

Mas, não poderia deixar de usá-la! Pois, além dela expressar perfeitamente o que vou te contar aqui no passo #03, descobri também que ela foi criada por ninguém menos que Bill Gates, em seu artigo chamado…”Content is King” (traduzindo: Conteúdo é Rei), escrito em janeiro de 1996!

Se você realmente pretende trabalhar pela internet e, claro, ganhar dinheiro na internet com tráfego orgânico, é fundamental que você comece a entender sobre conceitos de Marketing de Conteúdo.

Então, preste atenção nestes importantes trechos que separei (já traduzidos) do artigo de Bill Gates:

O conteúdo é onde eu espero que grande parte do dinheiro real seja feito na Internet, assim como na transmissão.

Quando se trata de uma rede interativa, como a Internet, a definição de “conteúdo” se torna muito ampla. Por exemplo, o software de computador é uma forma de conteúdo – um extremamente importante, e aquele que para a Microsoft permanecerá, de longe, o mais importante.

Mas as amplas oportunidades para a maioria das empresas envolvem o fornecimento de informações ou entretenimento.
Nenhuma empresa é muito pequena para participar.

Uma das coisas interessantes da Internet é que qualquer pessoa com um PC e um modem pode publicar qualquer conteúdo que possa criar. Em certo sentido, a Internet é o equivalente multimídia da fotocopiadora. Ela permite que o material seja duplicado a baixo custo, independentemente do tamanho do público.” – Bill Gates

E qual o conteúdo ideal que você deve buscar para publicar em sua Fanpage?

Usando, inclusive, parte do que foi dito por Bill Gates, eu diria que você precisa focar em conteúdos que tragam informação de valor e entretenimento para o seu público.

Algo que costumo dizer para as pessoas que me pedem ajuda é:

“Você precisa se tornar um(a) especialista em encontrar conteúdo viral…ele é o principal combustível pra transformar a sua página do Facebook em uma máquina de atrair e engajar Fãs!”

E para isso, outro detalhe importante que você precisa ter em mente, é que as pessoas (em sua grande maioria) usam o Facebook para se distrair, entreter, interagir como amigos, passar o tempo…

Então, vá em busca de conteúdos que despertem EMOÇÃO (alegria, compaixão, nostalgia, senso de justiça, gratidão, etc). Isso faz com que elas, naturalmente, interajam (curtam, comentem e COMPARTILHEM) muito mais o seu post. Aumentando, assim, as chances dele se tornar um viral!

Aplicar essas dicas que já foram dadas é FUNDAMENTAL! Principalmente para você que está em busca de crescer a sua página no Facebook.

Capriche na Descrição do Post de sua Fanpage

Nós sabemos que o elemento principal de um post é o vídeo, a imagem (foto) ou o GIF. Porém, algo fundamental para turbinar a qualidade de uma postagem, mas que vejo muitos editores de Fanpages menosprezando, é a Descrição.

Veja abaixo alguns prints de como eu trabalho a descrição dos posts de minha Fanpage:

Descrição de Post – Exemplo 1

Descrição de Post – Exemplo 2

É um espaço essencial para você contextualizar e dar o tom da mensagem de seu post. Além disso, é o momento de trabalhar uma boa “chamada para ação”, persuadindo as pessoas à interagirem muito mais com a sua publicação.

Dica Extra: Use os emojis (ou emoticons) para dar mais vida e uma “quebra visual” ao texto da sua Descrição. Mas use com bom senso, de maneira que não fique “poluído”.

Você pode pegar os símbolos na própria caixa de comentários dos posts, no Facebook (como eu costumo fazer). Ou usar sites de emojis como este:

Site de Emojis para Facebook - Clique para Acessar

Como encontrar posts para a minha Fanpage?

Logo abaixo, irei mostrar alguns resultados incríveis de fotos e vídeos bem escolhidos, com Descrições bem trabalhadas e que, consequentemente, se tornaram Posts VIRAIS em minha página Incrível Natureza.

Mas antes, é importante deixar claro para você que isso não acontece da noite pro dia! Ok?

Só pra você ter uma ideia, quando iniciei essa página no Facebook, eu postava / agendava cerca de 20 posts diários (entre fotos, vídeos e GIF’s). E fiz isso, religiosamente, durante mais de 2 meses e meio. E por que isso?

Simplesmente, porque eu precisava testar algumas variáveis importantíssimas como:

  • Qual formato de mídia (foto / vídeo / GIF) gera mais resultados em minha Fanpage?
  • Com quais tipos de conteúdo (paisagens, animais silvestres, aves, animais de estimação, cavalos, plantas…) meu público mais interage?
  • Quais são os horários em que meus posts têm mais alcance e interação?

E confesso que no início

E como eu identifico que um post de minha Fanpage está viralizando?

É importante dizer aqui que você

Além disso, é preciso conhecer bem o seu público para saber que tipo de conteúdo vai postar em sua Fanpage.

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Criei o Cotidiano Digital para compartilhar com você um pouco da minha visão e experiências com o Marketing Digital.

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