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Como vai a sua credibilidade?

Como vai a sua credibilidade?

By | 2018-11-22T11:34:41+00:00 21 / novembro / 2018|Empreendedorismo, Marketing Digital|0 Comments

Talvez isso seja um pouco difícil de responder, certo?

Você pode ter pensado, afinal, minha credibilidade em relação a que? Ou a quem: minha família, minha esposa, meus pais, filhos, marido, clientes…?

Bom, antes de entrarmos mais a fundo nessa questão, vejamos uma definição sobre credibilidade:

“Característica de quem consegue ou conquista a CONFIANÇA de alguém.”

Então esta é a nossa palavra-chave: CONFIANÇA!

E como transmitimos confiança à outra pessoa em relação a nós mesmos?

Vamos lá, imagine a seguinte situação: você e um grande amigo seu conversam sobre vários assuntos (um papo de boteco, digamos). E daí surge o assunto “cuidados com a saúde”.

Em um dado momento, ele começa a falar que “praticar corrida é bom”, que “dizem que” comer linhaça no café da manhã é ótimo para emagrecer…e por aí vai.

Mas, enquanto o papo rola, ele pausa várias vezes para tragar seu inseparável cigarro ou dar mais aquele gole no chopp. Isso sem contar que ele está visivelmente acima do peso.

E pior, você nunca o viu praticar qualquer atividade física que seja.

Por mais que ele seja um grande amigo seu, qual credibilidade ele tem no quesito “saúde” para você?

Qual o grau de confiança você sente nas palavras dele, em relação a tal assunto?

Enquanto você reflete sobre esse exemplo, vamos imaginar outra possível situação.

Um pai diz para seu filho de 5 anos, quase todos os dias, a seguinte frase: “Filho, sempre respeite os mais velhos. Ok?”.

Frase clássica, né? Mas é só para ilustrar nosso exemplo.

No entanto, esse mesmo pai, é “pego” pela pequena criança em diversas situações em que discute com seus pais (avós do menino) pelo telefone.

Buzina e grita com um idoso que não consegue atravessar a faixa de pedestres tão rápido quanto o semáforo permite.

Poderia dar mais alguns exemplos de mau comportamento do nosso “herói”. Mas acho que está de bom tamanho.

Deu pra pegar a essência de como a credibilidade pode ser construída (ou desconstruída) em nossas vidas?

Como diria um grande empreendedor que, além de acompanhá-lo pela internet, já tive a honra de participar de uma de suas raras e sensacionais palestras:

“Não se conquista credibilidade com conversa, com promessas ou com estratégias. Credibilidade conquista-se com RESULTADOS e se perde com desvios em seu caráter.” 

Flávio Augusto – Geração de Valor

 

Roberto Carlos e seu caso como ‘garoto-propaganda’ da Friboi

 

Talvez você se lembre desse caso. Em fevereiro de 2014, o cantor Roberto Carlos fechou um contrato milionário (R$ 45 milhões), como “garoto-propaganda” da marca de carnes Friboi.

Até aí tudo bem, né? Mas o que chamou bastante atenção foi o fato de o “rei” não consumir carne a cerca de 30 anos.

Quando questionado sobre isso, ele alegou que seu médico havia “autorizado”, e até recomendado, que ele voltasse a comer.

E ainda completou que sentia vontade de voltar a comer desde que parou.

E aí, ele voltou mesmo? Parece que não, pois no próprio comercial ele sequer deu uma garfada no bife que ele mesmo pediu.

O fato é que, além dos vários memes que surgiram na internet, como esse acima, Roberto Carlos não agradou e teve seu contrato rescindido.

E junto com alguns milhões que ele deixou de embolsar, pior ainda, viu sua credibilidade (com seus fãs ou não) ficar bastante estremecida.

Para concluir nosso bate-papo.

Se você quer “vender” suas ideias, crenças, valores a qualquer pessoa que seja, procure fazer isso através de atitudes.

E nada de seguir a linha do “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.”.

Seja exemplo. Passa muito mais credibilidade, concorda?

Bom, espero que esse texto tenha lhe trazido, no mínimo, boas reflexões.

E gostaria muito de ver o seu comentário por aqui!

Você já passou por alguma situação em que a sua credibilidade (ou a de outra pessoa) foi colocada em xeque?

Nosso papo continua nos comentários, logo abaixo. Até mais!

About the Author:

Criei o Cotidiano Digital para compartilhar com você um pouco da minha visão e experiências com o Marketing Digital.

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